como baixar arquivos do blog sem cadastrar o celular

Estudos Biblicos Santificação

SANTIFICAÇÃO

Podemos dizer que santificação era uma das características encontradas no homem, em seu estado ORIGINAL. Quando Deus criou o homem o dotou de características, como: retidão, sabedoria, santidade, etc... Essas características no homem, refletem A IMAGEM DE DEUS, pois Deus é santo, justo, misericordioso, longânimo...
       Vale salientar que só o HOMEM, e nenhuma outra criatura, teve o privilégio de ser feito à imagem e semelhança de DEUS.
APÓS A QUEDA: O homem perdeu a sua condição original (neste caso, a santidade)
A NOVA CONDIÇÃO DO HOMEM:
As vossas iniquidades fazem separação entra vós e o vosso Deus ...(Is 59:2)
Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus ... (Rm 3:23)
DEUS ABOMINA O PECADO, MAS POR AMOR AO PECADOR, PROVIDENCIA SEU RESGATE
Está escrito: Deus não quer que alguns as percam, senão todos se arrempendam ... (II Pe 3:9)
O Apóstolo Pedro escreveu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para perdão dos pecados ... (At 2:38)
JÁ QUE O HOMEM NADA PODE FAZER PARA SALVAR A SI MESMO, DEUS TOMA A INICIATIVA:
O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8)
NO PLANO DE SALVAÇÃO OFERECIDO POR DEUS, ENCONTRAMOS AS DOUTRINAS BÁSICAS, NO INÍCIO DA SALVAÇÃO:
Arrependimento/Fé/Regeneração/Justificação/Adoração e Oração - Essas doutrinas formam o alicerce da vida Cristã no seu início.
A SANTIFICAÇÃO: é mais uma das doutrinas da salvação, mas trata da salvação na sua continuação (é um processo contínuo).
QUE SIGNIFICA SANTIFICAR?... Santificar significa (separar, apartar) Quer Dizer: Deus nos aparta do mundo e também aparta o mundo de nós (Deus nos ampara, nos protege).
TRATAREMOS DA SANTIFICAÇÃO EM TRÊS FASES:1-Santificação Instantânea ou Posicional - Ocorre instantaneamente, quando nos convertemos. O crente foi separado por meio da sua posição. Neste sentido, todos os crentes são chamados de santos, sem levar em consideração suas conquistas espirituais. Somos o que somos espiritualmente falando, pela posição na qual Deus nos colocou: Posição de salvos/Posição de filhos/Posição de Justos/Posição de santos.
(Ef 1:1) - Aos santos que estão em Éfeso
(I Co 6:11) - Haveis sido lavados, santificados, justificados... em Cristo
VALE SALIENTAR QUE ESTA SANTIFICAÇÃO POSICIONAL É BASEADA NA MORTE DE CRISTO(Hb 10:10) - ...temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Cristo
NO CASO DOS CORÍNTIOS, A FALTA DE SANTIDADE DE VIDA ESTÁ BEM EVIDENTE:(I Co 3:1) - Eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, porque ainda sois carnais
(I Co 11:17,18) - Não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior... ouço falar que há entre vós, contendas, intrigas.
O APOSTOLO PAULO TAMBÉM REPREENDEU OS IRMÃOS (SANTOS) GÁLATAS(Gl 3:1) - Ó insensato gálatas, quem vos desviou para não obedecerdes a verdade?
II - Santificação Progressiva ou (Experimental) - No sentido posicional, ninguém é mais santo que os demais, mas no aspecto vivencial é bastante correto falar que determinada pessoa é mais santa ou mais espiritual que outra.
Na santificação posicional, DEUS já separou para si mesmo todo aquele que crê em Cristo; agora, na santificação progressiva, é a vez do crente se separar para Deus, para ser usado por Ele.
DEVEMOS COMPREENDER QUE CRESCEMOS EM SANTIFICAÇÃO

e não, que crescemos até alcançar a santificação.
A santificação progressiva, continua por toda a vida. É um progresso contínuo. Todas as exortações bíblicas sobre crescimento espiritual, são pertinentes a esta faceta progressiva e experimental da santificação.
(II Pe 3:18) - Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
(Fp 2:12) - ...desenvolvei a vossa salvação, com temor e tremor
                OBS:
o aspecto progressivo da santificação é o que a Bíblia chama de o            aperfeiçoamento sa santificação.
(II Co 7:1) - Ora, irmãos, purifiquemo-nos, aperfeiçoando a santificação
(Ef 4:12) - ...querendo o aperfeiçoamento dos santos...
III - Santificação (futura) ou definitiva - Neste aspecto nenhum crente será totalmente santificado nesta vida, pois a Santificação Futura só será completa com a vinda de Cristo.
(I Jo 3:2) - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é.
- Nesta vida, FOMOS LIVRADOS da culpa e castigo do pecado,
- ESTAREMOS SENDO salvos do poder do pecado
-SEREMOS SALVOS, NO FINAL até da presença do pecado
(Nossa salvação da presença do pecado terá lugar quando virmos o SENHOR)
(Hb 12:22,23) - ...Mas chegastes ao Monte Sião e à Cidade de Deus...
...Universal Assembléia e Igreja dos primogênitos...
...inscritos nos céus!
O CORPO DO CRENTE SERÁ, ENTÃO, GLORIFICADO E SE TORNARÁ O INSTRUMENTO PERFEITO DE OBEDIÊNCIA A DEUS(Fp 3:20,21) - Mas a nossa Cidade está nos céus, de onde vem o Senhor e transformará o nosso corpo de humilhação...
(Rm 8:23) - ...Esperamos a rendeção do nosso corpo...

“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados” (1 Pe 2.24).

[1]          Introdução:
a. 3 tempos da salvação: justificação — espírito (passado); santificação — alma (presente); glorificação — corpo (futuro).
b. Santificação não é: destruição da natureza humana (impecabilidade); segunda bênção; batismo (ou enchimento) do Espírito Santo; dons e ministérios.
c. Santificação é: processo contínuo pelo qual o Espírito Santo produz semelhança com Cristo e no qual Deus gera todas as coisas e o cristão participa em todas as coisas (“desenvolvei”; “querer e “realizar” Fp 2.13). Na verdade,é deus que produz em vós tanto o querer como o fazer conforme o seu agrado
d. Separação: separado DO mundo consagrado PARA Deus; “remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo especial, zeloso de boas obras” (Tt 2.14).
e. 2 erros comuns: legalismo (confundir justificação e santificação) e antinomismo (dissociar justificação de santificação).

[2]          Deus e o homem na santificação:

a.Textos bíblicos:

HOMEM
DEUS
b) “purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a vossa santidade no temor do Senhor” (2Co 7.1)
a) “Tendo... tais promessas...”
a) “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor porque ...”
b) “...Deus é o que efetua em vós o querer e o realizar segundo a sua boa vontade” (Fp 2.12)
b) “...por isto mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai...” (2 Pe 1.3-7) 
a) “Visto que pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade...”
a) “...estas coisas vos escrevo para que não pequeis...”
b) “...Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 Jo 2.1)

b. Monergismo: na justificação, Deus opera em nosso favor, sem qualquer participação humana; a obra da cruz é semelhante à mesa posta em um banquete; tudo foi feito e é oferecido de graça; basta aceitar e se servir.
c. Sinergismo: na santificação, Deus opera em nós, conosco; ele convence, inspira, efetua o querer e o poder fazer o bem, mas passa tudo pela nossa vontade.
d. Graça eficaz: envolve atividade e passividade.
               i.Paulo: “e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes trabalhei ... todavia não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Co 15.10; ver Cl 1.28,29).
             ii.Jonathan Edwards: “Na graça eficaz não somos meramente passivos, nem ainda Deus faz um pouco e nós fazemos o restante. Mas Deus faz tudo, e nós fazemos tudo. Deus produz tudo, e nós agimos em tudo. Pois é isso que Ele produz, isto é, os nossos atos. Deus é o único verdadeiro autor e a única verdadeira fonte; nós somos tão-somente os verdadeiros agentes. Somos, em diferentes aspectos, totalmente passivos e totalmente ativos”.
           iii.Deus: opera todas as coisas — o homem é passivo, isto é, ele não pode gerar nada; mas o homem é convocado a prestar, a reagir com obediência — o homem é ativo porque a graça não viola a nossa constituição.
 [3]          Responsabilidade do homem[i]:
a."Assim, pois" — o modelo é Cristo (Fp 2.5-11).
b.“Amados meus" (Fp 4:2,3): somos amados e plenamente aceitos em Cristo. 
c. "Como sempre obedecestes" — (hupakouo) significa literalmente "atender à porta", "obedecer, como resultado de ouvir".
d."Não só na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência" — recursos e responsabilidades individuais.
e."Desenvolvei a vossa salvação" — imperativo "esforçai-vos incessantemente para desenvolver a vossa salvação"; “operai” — denota esforço contínuo (1Co 15.10; Cl 1.29); não é ordem para incrédulos (não é ganhar a salvação), mas para crentes, para que se esforcem e sejam diligentes no viver santo (2 Co 7.1; Ef 4.1); não é "trabalhem pela salvação", mas "trabalhem na salvação" em direção à consumação da fé, em busca da santidade.
f.   "Com temor e tremor" — o pecado traz conseqüências e por isto devemos andar em santidade com temor (gr. phobos, fobia) e tremor (gr. tromos, trauma); Paulo  usa esta expressão em relação à obediência (2Co 7.15; Ef 6.5); temor de ofender a Deus, temor de pecar, de desonrar a Deus, do colapso moral, de entristecer a Deus e assim trazer a correção divina (ls 66.2, 5).
g.Conclusão: a santidade exige esforço, não é algo fácil, pois significa ter disciplina, seguir a Jesus, ser obediente à Palavra, exercitar os dons, avaliar as conseqüências do pecado e temer a Deus.

[4]          Ação de Deus:
a."É Deus...": ele dá o crescimento (1 Co 3) opera o que é sua vontade (Rm 8:30).
b.“efetua...": gr. energeo é energia ativa e produtiva; poder que opera o nosso progresso espiritual, a nossa santificação (Fp 1:6).
c. “em nós”: Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ..., conforme o Seu poder que opera em nós" (Ef 3.20; 2 Co 6:16).
d.“o querer (gr. thelo, inclinação) e o realizar”: Deus nos impulsiona a querer e a realizar, dá o desejo e a habilidade; dá desejos santos, agradáveis a Ele; “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13).
e.Como: (a) Ele opera insatisfação com a nossa natureza carnal; (b) Ele dá desejo pelas coisas santas e puras;  (c) Deus dá desejo de Lhe agradar, de causar satisfação e isso resulta em um proceder santo.
f.   “segundo a Sua boa vontade”: (gr. eudokia, satisfação ou agrado); Deus opera o que Lhe agrada, isto é, o desenvolver a nossa salvação com temor e tremor.
g. Relacionamento: queremos agradar a quem amamos; causar satisfação Àquele que perdoa as nossas iniqüidades, resgata-nos da condenação eterna.

[5]          Para refletir: 
Há uma maravilhosa combinação entre os nossos esforços e os recursos providenciados por Deus. Servimos a um Deus que nos dá poder para vivermos para Sua glória. Deus nos chama para vivermos vidas santas, mas é Ele quem nos santifica. Deus nos convoca a servi-Lo, mas, na realidade, é Ele mesmo que nos impulsiona a isso por meio do Seu próprio poder em nós.

Comentários

 
 
Todos Direitos Reservados